quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Amniorrexe Prematura



A amniorrexe ou ruptura prematura de membranas fetais é a ruptura do âmnio antes de ser iniciado o trabalho de parto. Quando ocorre antes de 37 semanas é denominada de ruptura pré-termo antes do trabalho de parto, se ocorrer a partir de 37 semanas é denominado como ruptura das membranas a termo antes do trabalho de parto.
Para Brasil (2005), a ruptura prematura das membranas é uma das causas importantes que levam a partos prematuros, cerca de 1/3 dos casos, contribuindo assim para um aumento significativo da morbidade perinatal e esta ainda pode ser intensificada pelo alto risco de infecções.
O diagnóstico de amniorrexe pode ser feito através de uma associação da história clínica materna e o exame especular, pelo qual se confirma a perca de líquidos, que caracteriza a amniorrexe.
Durante a anamnese, pode ser levantada a ocorrência de perda súbita de líquido amniótico, momento em que se deve atentar para o relato de perda de líquidos de forma intermitente ou não. Ainda requer também, por parte do profissional de saúde, a destreza quanto a um exame diferencial, eliminando as possibilidades de perda de urina e/ou muco vaginal, que possa ser mencionado pela gestante como perda de líquido amniótico.
Ao se realizar o exame físico a palpação abdominal pode revelar uma maior facilidade de sentir as partes fetais, o que não ocorre com tamanha eficácia durante o curso normal da gravidez. À inspeção vaginal, através do exame feito com o uso de especulo, pode ser evidenciado o líquido amniótico fluir pelo orifício do colo ou até mesmo no canal vaginal. Em relação ao toque vaginal, não é necessário realizá-lo, por aumentar o risco de infecção. O toque vaginal só será indicado em caso de trabalho de parto confirmado ou para avaliação do colo, caso seja indicado a indução do trabalho de parto.
Podem ser utilizados outros métodos para a confirmação de amniorrexe, tais como a avaliação do pH, teste de azul de Nilo (teste de Kittrich), teste de lanneta, cristalização, ultrassonografia, entre outros.

Referência: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da Mulher. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico.  Brasília: Ministério da Saúde, 2005. p. 124.

Gostou desse assunto?  Faça o download! última atualização em 01/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça críticas, elogios ou deixe sua sugestão! Seu comentário tem muito valor aqui.