domingo, 30 de setembro de 2012

Curativo com Sulfadiazina de Prata



Imprimir

Última atualização em 02/02/13 às 17:15
 A perda da integridade da pele e o desequilíbrio na regulação do pH cutâneo facilitam a colonização da ferida por microorganismos caracterizando assim uma pessoa que sofre queimadura imunossuprimida. A microbiota da residente da pele pode ser eliminada a depender do agente causador da queimadura que segundo RAGONHA AC et al dando espaço a agentes patológicos como: S. aureus, S. epidermidis, S. coagulase negativo, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Enterobacter cloacae, Acinetobacter ssp, Enterococcus faecalis, Klebsiella sp, além de Candida albicans e Aspergillus entre os fungos.

tratamento das lesões por queimadura é um grande desafio, principalmente pelo potencial elevado de desenvolver infecção. A sulfadiazina de prata a 1% representa um dos recursos amplamente utilizado, pois largo espectro de ação antimicrobiana e aplicação indolor fez com que ela rapidamente torna-se a droga de escolha no tratamento de queimaduras


  • Mecanismo de ação

A sulfadiazina de prata confere características bactericidas imediatas e bacteriostáticas residuais, provoca precipitação protéica e age diretamente na membrana citoplasmática bacteriana promovendo o enfraquecimento e rompimento da célula bacteriana. Ela possui reação lenta com com cloreto e com os componentes protéicos dos tecidos evitando assim rápida depleção de íon cloreto como ocorre no uso de nitrato de prata minimizando os distúrbios eletrolíticos.


  • Modo de usar no curativo


- Lavar a ferida com SF 0,9%;

- Limpar e remover excesso de creme e tecido desvitalizado, se necessário;

- Aplicar o creme assepticamente por toda extensão da lesão (+/- 5 mm de espessura);

- Colocar gaze de contato úmida;

- Cobrir com cobertura secundária estéril.

troca deve ser feita a cada 24h ou quando a cobertura secundaria estiver saturada de exsudato sendo retirada a pomada ainda presente. O curativo também pode ser feito de forma aberta facilitando a observação do curativo de forma contante, mas a oclusiva  tem, segundo RAGONHA AC, como vantagem diminuir a perda de calor e fluidos por evaporação pela superfície da ferida, além de auxiliar no debridamento dessa e absorçãodo exsudato presente, sobretudo na fase inflamatória da cicatrização.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça críticas, elogios ou deixe sua sugestão! Seu comentário tem muito valor aqui.