quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia Nacional do Teste do Pezinho






O programa Proficiência é um programa criado pelo Conselho Federal de Enfermagem que tem como objetivo atualizações dos profissionais de saúde da área da Enfermagem e conta com cursos gratuitos para os profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Enfermagem e que não tenham pendências na sua inscrição. O Proficiência traz para os profissionais um vasto assunto sobre os mais variados temas e um deles publicado nesta quarta feira 06 de junho de 2012 foi uma atualização sobre o dia nacional do teste do pezinho. Aproveitem esse conteúdo! Equipe Enfermagem Piauí.


OBJETIVOS
§     Destacar a importância da triagem neonatal e seus objetivos.
Olá colegas! Em virtude do Dia Nacional do Teste do Pezinho, aproveitamos a oportunidade para resgatar os objetivos e a importância da sua realização para o desenvolvimento adequado da criança. Vamos lá?
O Dia Nacional do Teste do Pezinho foi instituído no dia 06 de junho pela Lei nº 11.605 de 5 de dezembro de 2007com o fim de informar à população os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal.
Este dia foi sugerido por também se tratar da data em que foi assinada a Portaria do Ministério Público criando o Programa Nacional de Triagem Neonatal, em 2001.
O Programa Nacional de Triagem Neonatal, instituído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pela Portaria GM/MS n.º 822, de 06 de junho de 2001, é responsável pela triagem com detecção dos casos suspeitos, confirmação diagnóstica, acompanhamento e tratamento dos casos identificados nas seguintes doenças congênitas: Fenilcetonúria; Hipotireoidismo Congênito; Doenças Falciformes e outras Hemoglobinopatias; e Fibrose Cística (BRASIL, 2002).
Essas doenças congênitas, se diagnosticadas e tratadas precocemente, permitem o desenvolvimento normal às crianças afetadas.
Essas doenças são investigadas a partir do sangue coletado do calcanhar do recém-nascido, por isso é chamado de Teste do Pezinho. Esse teste não traz riscos, é gratuito e obrigatório, e deve ser realizado no momento da alta hospitalar, preferencialmente após 48 horas de vida (FEPE, 2011).
Mas por que é tão importante realizar esse teste após 48 horas de vida?
O motivo é que uma das doenças investigadas através do Teste do Pezinho é a fenilcetonúria, e para que ela seja diagnosticada é necessário que o bebê tenha ingerido leite nas primeiras 48 horas de vida. Caso o teste seja realizado antes, significa que o bebê ainda não mamou e metabolizou o suficiente para apresentar a doença, podendo ocasionar um falso negativo (SILVA; LACERDA, 2003).
No entanto, esse critério não é válido para as outras três doenças, por isso o teste deve ser realizado mesmo que o recém-nascido ganhe alta hospitalar antes das 48 horas. Porém, caso isso aconteça, a mãe deve ser orientada a levar a criança para repetir o exame na Unidade de Saúde, assim que possível.
A correta realização do teste é de extrema importância, pois influencia diretamente na análise pelo laboratório e, consequentemente, no resultado. O profissional designado como responsável pela coleta geralmente é um profissional de enfermagem e, no Posto de Coleta, tem a responsabilidade de:
§      Orientar os pais da criança a respeito do procedimento que será executado, assim como da finalidade do teste;
§      Fazer a coleta e/ou orientar a equipe de coleta;
§      Manter registro da realização da coleta e orientação para retirada dos resultados;
§      Manter registro da orientação dada aos pais para levar a criança num posto de coleta da rede, no caso da impossibilidade de realização da coleta (alta precoce) no Hospital/Maternidade;
§      Administrar o armazenamento e estoques de papel filtro, assim como solicitação de reposição de material;
§      Administrar as remessas de amostras colhidas ao Laboratório ao qual esteja vinculado, assim como o recebimento de resultados;
§      Manter registro das ações de busca ativa dos reconvocados: localizar as crianças reconvocadas cujo material tenha sido devolvido por estar inadequado, por solicitação de nova coleta de repetição de exame ou para agendamento de consulta no SRTN;
§      Administrar e manter registro da entrega de resultados normais ou alterados às famílias;
§      Garantir a documentação e registro das informações solicitadas na Portaria GM/MS n.º 822/01;
§      Arquivar os comprovantes de coleta e entrega de resultados (BRASIL, 2002 p.17).
A sala de coleta deve ser um ambiente adequado à finalidade e o profissional responsável deve se assegurar de que todo o material necessário está disponível antes de iniciar a coleta.
Os materiais necessários para a coleta são:
§      Luvas de procedimento;
§      Lanceta estéril descartável com ponta triangular de aproximadamente 2,0 mm;
§      Álcool a 70% para assepsia;
§      Algodão e/ou gaze pequena esterilizada;
§      Papel filtro do Programa Nacional de Triagem Neonatal.

Importante! A coleta deve ser realizada corretamente, preenchendo totalmente os locais indicados com gotas de sangue, até que ultrapasse o outro lado do filtro. Uma dica para facilitar a obtenção da quantidade adequada de sangue é aquecer o pé do bebê com água morna antes da coleta.
                   Figura 1 – Preenchimento correto do papel filtro.
Fonte: BRASIL, 2002
A escolha do local de punção também é muito importante. A punção deve ser realizada em uma das laterais da região plantar do calcanhar, pois há pouca possibilidade de atingir outras estruturas, evitando complicações. Ela deve ser realizada de forma segura para a necessidade de recoleta por devolução do material em virtude da amostra ter sido inadequada ou insuficiente.
Lembre-se! A coleta eficiente evita repetição ou novas punções, que trazem mais dor e incômodo ao bebê e à família.
Veja na figura a seguir o local indicado para punção (áreas listradas):

Figura 2 – Local indicado para punção. Fonte: BRASIL, 2002

SAIBA MAIS
Saiba mais com relação à coleta correta do Teste do Pezinho, acesse o Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal.




Diante do que conversamos até aqui, você consegue imaginar o papel da enfermagem na triagem neonatal?
O profissional de enfermagem é quem está mais próximo da mãe e do recém-nascido. Desde o pré-natal, devemos informar a gestante sobre a importância da realização do Teste do Pezinho, e orientá-la sobre porquê ele é realizado, pois assim a mãe terá condições de exigir a realização do exame quando seu filho nascer.
Na maternidade, após o nascimento da criança, todas essas orientações devem ser repetidas e a coleta realizada no prazo e técnica adequados. A mãe deve ser orientada também sobre a importância de buscar o resultado do exame, para que, quando houver alguma doença, o tratamento possa ser iniciado o mais rápido possível (SILVA; LACERDA, 2003).
É importante também que o Enfermeiro do setor capacite sua equipe para a realização correta do exame, evitando as devoluções de amostras e a recoleta.
O profissional de enfermagem na Triagem Neonatal faz toda a diferença na prevenção de deficiências mentais causadas por doenças do metabolismo. Lembre-se! Prevenir a deficiência mental e a evolução de outras doenças graves no recém-nascido significa possibilitar qualidade de vida para os pequeninos e suas famílias.

Chegamos ao final dessa atualização. Esperamos que tenha despertado a conscientização dos profissionais da saúde sobre a importância do Programa Nacional de Triagem Neonatal. Aproveite esse dia comemorativo para refletir sobre isso. Até a próxima.


Referências
BRASIL. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, Coordenação-Geral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/triagem_neonatal.pdf. Acesso em 04 jun. 2012.
FEPE. Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional. Dia Nacional do Teste do Pezinho. Notícia publicada em 06/06/2011. Disponível em: http://www.fepe.org.br/imprensa.aspx?idNoticia=66. Acesso em: 04 jun. 2012.
SILVA, M.B.G. da; LACERDA, M.R. - "Teste do pezinho": por que coletar na alta hospitalar. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 5 n. 2 p. 50 – 54, 2003. Disponível em:http://www.revistas.ufg.br/index.php/fenAcesso em 04 jun. 2012



Fonte: Programa Proficiência - Atualização - Dia Nacional do Teste do Pezinho
(todos os direitos autorais são reservados ao COFEN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça críticas, elogios ou deixe sua sugestão! Seu comentário tem muito valor aqui.

As Mais Acessadas da Semana