quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Parceria Cofen-Procuradoria dos Direitos dos Cidadãos elabora cartilha sobre Saúde Mental

Em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos, o Cofen contribuiu para a construção da Cartilha Direito à Saúde Mental.
A elaboração da cartilha contou com a colaboração dos Conselhos Federais da área de saúde, além de Grupos de Trabalhos da Procuradoria Federal formados especialmente para o estudo sobre as questões mais relevantes a respeito da saúde mental.
O funcionamento da rede de saúde mental depende de uma formação adequada e envolvimento dos profissionais de saúde, a exemplo dos enfermeiros, técnicos e auxiliares.
No Brasil, o direito à saúde mental é amparado pela Lei Federal nº 10.216/2001 e já conta com o acesso gratuito e facilitado a vários serviços públicos de atenção e auxílio. Mas vale lembrar que depende, sobretudo, da existência de condições para uma vida digna, contando, assim, com a constante articulação de indivíduos, comunidades e da sociedade como um todo para a construção de uma realidade social mais justa. Saiba mais sobre os transtornos mentais:
O QUE É O DIREITO À SAÚDE MENTAL? É um direito fundamental do cidadão, previsto na Constituição Federal para assegurar bem-estar mental, integridade psíquica e pleno desenvolvimento intelectual e emocional.
QUEM GARANTE ESSE DIREITO?  No Brasil, o direito à saúde mental é amparado pela Lei e já conta com o acesso gratuito e facilitado a vários serviços públicos de atenção e auxílio. Mas vale lembrar que depende, sobretudo, da existência de condições para uma vida digna, contando, assim, com a constante articulação de indivíduos, comunidades e da sociedade como um todo para a construção de uma realidade social mais justa.
NO CASO DE SUSPEITA DE TRANSTORNO MENTAL A QUEM RECORRER? O auxílio pode ser buscado em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou uma unidade do programa de Sáúde na Família. Lá a pessoa é encaminhada para tratamento multdisciplinar com médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, além de técnicos de diversas áreas.Tomar remédios, conversar na Psicoterapia, praticar uma terapia corporal, pintar, desenhar e várias outras atividades podem ajudar. Os melhores resultados são obtidos quando esses tratamentos são feitos ao mesmo tempo e quando os profissionais trabalham de forma coordenada entre si .
O QUE É O MOVIMENTO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA? Reforma Psiquiátrica ou Luta Antimanicomial são nomes genéricos dados a uma grande mobilização social que já dura mais de duas décadas e vem propondo a reformulação das políticas públicas de saúde mental, de modo a abandonar o modelo asilar – considerado invasivo e opressor, fundado sobre a discriminação e a segregação de pessoas retiradas de seus campos de convivência, privadas de liberdade e tolhidas no exercício de sua singularidade e cidadania – para substituí-lo por um conjunto de serviços abertos e comunitários que devem garantir à pessoa com transtorno mental o cuidado necessário para viver com segurança em liberdade, no convívio familiar e social tanto quanto possível.

Acesse abaixo a cartilha na íntegra: 


Fonte da matéria: Portal Cofen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça críticas, elogios ou deixe sua sugestão! Seu comentário tem muito valor aqui.