quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Novo esquema para profilaxia da Raiva Humana, com vacina de cultivo celular



Imprimir
Última atualização em 02/02/13 às 17:22
A profilaxia da raiva humana tem um novo esquema o qual mostaremos a segui:


Condição do Animal Agressor




Cão ou Gato sem suspeita de Raiva no momento da agressão




Cão ou Gato clinicamente suspeito de Raiva no momento da agressão
Cão ou Gato raivoso, desaparecido ou morto: animais silvestres (inclusive os domiciliados), animais domésticos de interesse econômico ou de produção.



Tipo de Exposição
Contato indireto
Lavar com água e sabão, não tratar.
Lavar com água e sabão, não tratar.
Lavar com água e sabão, não tratar.
Acidentes leves:
Ferimentos superficiais, pouco extensos, geralmente únicos, em tronco e membros (exceto mãos e polpas digitais e planta dos pés); podem acontecer em decorrência de mordeduras ou arranhaduras causadas por unha ou dente, lambedura de pele com lesões superficiais.
Lavar com água e sabão, observar o animal durante 10 dias após a exposição. Se o animal permanecer sadio no período de observação, encerrar o caso. Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, administrar cinco doses da vacina
(dias 0, 3, 7, 14 e 28).
Lavar com água e sabão iniciar esquema com duas doses, uma no dia 0 e outra no dia 3. Observar o animal por 10 dias após a exposição. Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema e encerrar o caso. Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, completar o esquema até cinco doses. Aplicar uma dose entre o 7º e 10º dia e uma dose nos dias 14 e 28.
Lavar com água e sabão, iniciar imediatamente o esquema com cinco doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.
Acidentes graves:
Ferimentos na cabeça, face, pescoço, mão, polpa digital e/ou planta dos pés;
Ferimentos profundos múltiplos, ou extensos, em qualquer região do corpo;
Lambedura de pele onde já existe lesão grave;
Ferimento profundo causado por unha de animal.
Lavar com água e sabão observar o animal durante 10 dias após a exposição. Iniciar o esquema  com duas doses, uma no dia 0 e outra no dia 3. Se o animal permanecer sadio no período de observação, encerrar o caso. Se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, dar continuidade ao esquema, administrando o soro e completando o esquema até cinco doses. Aplicar uma dose entre o 7º e o 10º dia e uma dose nos dias 14 e 28.
Lavar com água e sabão, iniciar o esquema com soro e cinco doses de vacina nos dias 0, 3, 7, 14, 28. Observar o animal durante 10 dias após a exposição se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema e encerrar o caso.
Lavar com água e sabão, iniciar imediatamente o esquema com soro e cinco doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça críticas, elogios ou deixe sua sugestão! Seu comentário tem muito valor aqui.

As Mais Acessadas da Semana